Maria da Fé

A cidade

 

Maria da Fé localiza-se na região Sul de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, acima de 1.000 m de altitude, uma região caracterizada pela predominância de morros escarpados. A sede do município está a 1.258 m de altitude e o ponto culminante é o Pico da Bandeira, a 1.683 m. acima do nível do mar, de onde se pode avistar toda a cidade e também algumas cidades vizinhas como, por exemplo, São José do Alegre, Pedralva ou Itajubá. De lá também pode-se ver o Pico dos Marins, o Laboratório Nacional de Astrofísica em Brazópolis e a própria Serra da Mantiqueira. O relevo é predominante montanhoso, 88% da área do município sendo constituída dos chamados "mares de morros", típicos da região; o restante é composto por 10% de planalto ondulado e 2% de relevo plano.

Azeite - Fazenda da Epamig

 

A EPAMIG pesquisa há mais de 30 anos a cultura da oliveira na região da Serra da Mantiqueira e em 2008 realizou em Maria da Fé a primeira extração de azeite de oliva no Brasil. O produto obtido alcançou índices de acidez entre 0,2 e 0,7% e foi classificado como virgem extra, com a qualidade similar aos melhores azeites do mundo.tualmente 50 municípios da região (40 em Minas Gerais e 10 no estado de São Paulo) utilizam as tecnologias da EPAMIG em olivicultura. O gerente do Núcleo Tecnológico EPAMIG Azeitona e Azeite,na época da entrevista, Nilton Caetano de Oliveira, afirma que 90% dos olivais são voltados para a produção de azeite. "Neste ano a estimativa é que a produção seja de 20 toneladas de azeitonas e três mil litros de azeite. Mas vale ressaltar que ainda estamos no começo da produção, grande parte das lavouras está com apenas cinco anos", informa Nilton, destacando que esta é a fase inicial de produtividade da oliveira.

Gente de Fibra

 

Com um design moderno,o trabalho, atrai pela simplicidade e beleza natural. Com fibras extraídas da bananeira ( matéria prima descartada da colheita da banana), papel Kraft reciclado e pigmentos naturais extraídos da terra, Uma arte doméstica que vai de pratos com tramas feitas de corda de fibra de bananeira (em tempos remotos, utilizadas pelo avô de umas das artesãs para costurar arreio de cavalo), até molduras pintadas à mão com pigmentos de terra. Com recursos naturais bem brasileiros ambiente um clima agradável. Para fazer as peças, o artista emprega uma massa feita com mistura de matérias primas.  A textura resulta num visual diferenciado, a fibra fica evidente, como se fosse uma mescla mais clara pintada no colorido dos objetos. Quanto às pinturas, o artesão se apropria de certos barrados decorativos e piso da igreja matriz de Maria da Fé, para dar identidade ao trabalho

Domingos Tótora

 

O mineiro Domingos Tótora aprendeu cedo, em Maria da Fé, Minas Gerais, que atos simples transformam a vida em valores: a arte, a preservação do meio ambiente e a inclusão social. A natureza, sua fonte inesgotável de inspiração revela cores que refletem a ação do tempo, nuances sempre terrosas. A partir da reciclagem do papel kraft, o artista plástico cria objetos e esculturas onde a beleza é inseparável da função. A pureza dos tons e as formas delicadas dos bowls, ânforas, centros de mesa, bancos e pufes saem do ateliê e conquistam o mundo, concedendo status de arte a peças simples do cotidiano.

Igreja Nossa Senhora de Lourdes

 

Edificação do início do século XX, a igreja Nossa Senhora de Lourdes é de estilo eclético, destacando-se o gótico-romano Com obras de pintura de autoria dos irmãos italianos Pietro e Ulderico Gentilli. Pela sua beleza, sua importância na religiosidade do povo mariense, seu valor afetivo e histórico a Igreja Nossa Senhora de Lourdes é um monumento que foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal em 31 de maio de 1999.
E em 1939, na passagem do ano, aconteceu a inauguração dos sinos da matriz, que foram doados por Cel. José Goulart Santiago Breu e senhora e por Elpídio Costa e senhora. O relógio foi encomendado na Alemanha pelo Cônego João Aristides.

Leonardo Bueno Ateliê

 

Leonardo Bueno, designer de Maria da Fé, cidade do Sul de Minas Gerais, utiliza a madeira ecologicamente correta dos quatro cantos do mundo, descartada como resíduo e por ele transformada em peças de arte e design.

 

Contato

          hotelcolonialgold@yahoo.com.br

          Tel: 35 3662 2032

         

           Whatsapp: 35 9 9112 2702

Endereço

 

Av Luiz Correa Cardoso, 260

Centro Maria da Fé - MG

CEP 37517-000

Nós Aceitamos
Show More
logogentedefibra.png
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean

Hotel Colonial Gold © 2014 LKS. Todos direitos reservados.